Pergunta Resposta
O que é e como funciona o Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT)?
 

A Resolução nº 94/2012 do CSJT instituiu o Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais, estabelecendo os parâmetros para sua implementação e funcionamento.

No TRT/RJ o PJe já foi instalado na capital e  nas comarcas de Araruama, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Magé, Maricá, Niterói, Nova Iguaçu,  Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti,  Teresópolis, Três Rios  e Cabo Frio (comarca que abrange também o Posto Avançado de Rio das Ostras). Dessa forma, só serão aceitas ações ajuizadas eletronicamente e todas as petições dirigidas aos processos que tramitam no formato do PJe deverão ser, necessariamente, apresentadas em formato eletrônico, nos termos da Resolução CSJT nº 94/2012.          

Para propor então uma ação trabalhista ou praticar qualquer ato processual dentro do PJe-JT, o advogado precisará de um certificado digital e cadastro no sistema PJe. Para mais informações, na margem esquerda da página inicial do site do TRT/RJ, clique no botão "PJe - Processo Judicial Eletrônico"

Na margem superior da tela exibida, será possível consultar então os "problemas mais comuns" sobre o PJe e na margem direita, os manuais para utilização do sistema.

Em caso de dúvidas existe uma Central Nacional de Atendimento - telefone 0800-2006272 ou envie um email para pjeapoio@trt1.jus.br.   

Foi criada ainda a Seção de Atendimento ao Usuário do PJe-Lavradio, que funciona na Rua do Lavradio, 132, térreo e onde os advogados poderão obter orientações sobre o cadastramento da petição inicial e o funcionamento do sistema. Cabe ressaltar, apenas, que a Seção não digitalizará qualquer documento ou petição.   

Já a Seção de Atendimento ao Usuário do PJe-Sede,  funciona no 2º andar do prédio localizado na Av. Presidente Antonio Carlos nº 251.  

Importante: o sistema e-Doc não se aplica aos processos que tramitam sob o formato do PJe, mas continuará sendo utilizado para os processos físicos (em papel).    

Como consultar o andamento de um processo eletrônico? Na margem esquerda da página inicial do TRT/RJ, clique no botão "PROCESSO ELETRÔNICO - PJe - Clique aqui para consultar". Na página exibida, no campo "Consulta Processo", digite o respectivo número e clique no botão "Pesquisar".