Pergunta Resposta
O que é e como funciona o Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT)?
 

A Resolução nº 94/2012 do CSJT instituiu o Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais, estabelecendo os parâmetros para sua implementação e funcionamento.

No TRT/RJ o PJe já foi instalado na capital e  nas comarcas de Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Magé, Maricá, Nilópolis, Niterói,  Nova Friburgo, Nova Iguaçu,  Queimados, Resende, São Gonçalo, São João de Meriti,  Teresópolis, Três Rios, Valença, Volta Redonda e Cabo Frio (comarca que abrange também o Posto Avançado de Rio das Ostras). Dessa forma, só serão aceitas ações ajuizadas eletronicamente e todas as petições dirigidas aos processos que tramitam no formato do PJe deverão ser, necessariamente, apresentadas em formato eletrônico, nos termos da Resolução CSJT nº 94/2012.          

Para propor então uma ação trabalhista ou praticar qualquer ato processual dentro do PJe-JT, o advogado precisará de um certificado digital e cadastro no sistema PJe. Para mais informações, na margem esquerda da página inicial do site do TRT/RJ, clique no botão "PJe - Processo Judicial Eletrônico"

Na margem superior da tela exibida, será possível consultar então os "problemas mais comuns" sobre o PJe e na margem direita, os manuais para utilização do sistema.

Em caso de dúvidas existe uma Central Nacional de Atendimento - telefone 0800-2006272 ou envie um email para pjeapoio@trt1.jus.br.   

Foi criada ainda a Seção de Atendimento ao Usuário do PJe-Lavradio, que funciona na Rua do Lavradio, 132, térreo e onde os advogados poderão obter orientações sobre o cadastramento da petição inicial e o funcionamento do sistema. Cabe ressaltar, apenas, que a Seção não digitalizará qualquer documento ou petição.   

Já a Seção de Atendimento ao Usuário do PJe-Sede,  funciona no 2º andar do prédio localizado na Av. Presidente Antonio Carlos nº 251.  

Importante: o sistema e-Doc não se aplica aos processos que tramitam sob o formato do PJe, mas continuará sendo utilizado para os processos físicos (em papel).    

Como consultar o andamento de um processo eletrônico? Na margem esquerda da página inicial do TRT/RJ, clique no botão "PROCESSO ELETRÔNICO - PJe - Clique aqui para consultar". Na página exibida, no campo "Consulta Processo", digite o respectivo número e clique no botão "Pesquisar".