APRESENTAÇÃO

 

O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região foi criado pela Resolução Administrativa nº 14/2014, de 22 de maio de 2014 e inaugurado em 27 de janeiro de 2015.

Tem por objetivos recuperar, preservar e divulgar a história da Justiça do Trabalho; identificar e catalogar o acervo de valor histórico-institucional e propor e executar políticas de memória institucional e atividades culturais afins.

Desde o ano de 2006 havia o Memorial, que não figurava na estrutura do Tribunal.  Tratava-se de projeto de resgate e preservação da história da Instituição e da Justiça do Trabalho, em geral.

O acervo do antigo Memorial e outros elementos foram incorporados ao Centro de Memória.  Dele constam móveis, utensílios, quadros, condecorações, fotografias e outros documentos de valor histórico-institucional.

Estão em exposição permanente uma sala de audiências de Junta de Conciliação e Julgamento e uma sala de julgamentos de sessões de 2ª Instância, além de outras peças relevantes.

O Centro de Memória está instalado no pavimento térreo do Fórum Ministro Arnaldo Süssekind, sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. 

 

Descubra mais sobre a história da Justiça do Trabalho através dos seus utensílios:

 

A Justiça do Trabalho através dos seus utensílios

 

DESCUBRA MAIS SOBRE A COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA CLT: