Ultimas Notícias

Voltar

6ª TURMA DO TRT/RJ HOMENAGEIA SEU EX-PRESIDENTE, DESEMBARGADOR MARCOS CAVALCANTE

Data de criação: 03/12/2019 15:54:00

Descerramento de retratoNa tarde desta terça-feira (3/12), magistrados, advogados, familiares e servidores prestigiaram a cerimônia de descerramento do retrato do desembargador Marcos de Oliveira Cavalcante, que passou a compor a galeria de fotos dos ex-presidentes da 6ª Turma, localizada no corredor da ala sul do 4º andar do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). O magistrado presidiu o colegiado de 31 de maio de 2016 a 29 de agosto de 2019, data em que se aposentou.

Ao abrir a cerimônia, o atual presidente da 6ª Turma, desembargador Theocrito Borges dos Santos Filho, explicou que o objetivo da galeria é homenagear os desembargadores pelos serviços prestados ao longo da carreira. 

O presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, enalteceu o compromisso do homenageado com a eficiência da prestação jurisdicional no Regional Fluminense. “Além de um amigo, sempre foi um profissional com um extenso conhecimento jurídico, tanto que muitas vezes eu próprio o consultava. Com seu compromisso e sabedoria ajudou muito este Tribunal a se desenvolver”, concluiu.

Com a homenagem, o desembargador Marcos Cavalcante passa a ser o sexto magistrado a integrar a galeria de fotos de ex-presidentes da 6ª Turma, ao lado dos desembargadores Milton Lopes, Doris Castro Neves, Aloysio Corrêa da Veiga, Nelson Tomaz Braga e Carlos Alberto Araujo Drummond.

Estiveram presentes os demais magistrados que integram a formação atual da 6ª Turma, desembargadores Leonardo da Silveira Pacheco, Angelo Galvão Zamorano, Claudia Regina Vianna Marques Barrozo e Maria Helena Motta. Também prestigiaram a cerimônia um dos ex-presidentes da 6ª Turma, desembargador Nelson Tomaz Braga, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ), João Batista Berthier Leite Soares, entre outros magistrados e autoridades.    

TRAJETÓRIA

Natural do Rio de Janeiro, Marcos de Oliveira Cavalcante ingressou no Regional fluminense como juiz do trabalho substituto em junho de 1992, sendo promovido a juiz titular de vara do trabalho, em março de 1994, ocasião em que assumiu a 23ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro (VT/RJ). Exerceu ainda a titularidade da 5ª VT/RJ, da 1ª VT de Macaé, da 50ª VT/RJ e da 72ª VT/RJ. Foi promovido a desembargador, por merecimento, em 2005.

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ele também possui graduação em Teologia; especialização em História e Filosofia, pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; pós-graduação em Direito do Trabalho, Pensamento Jurídico e em Filosofia, pela Universidade de Coimbra; pós-graduação em Administração Judiciária, pela Fundação Getúlio Vargas; mestrado em Ciências Jurídico Filosóficas, também pela Universidade de Coimbra; além de ter concluído o Curso Superior de Defesa e de Altos Estudos de Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra.

Antes de ingressar na carreira da magistratura, Marcos Cavalcante teve passagens pelo Núcleo da Defensoria Pública e por escritórios de advocacia, como estagiário. É professor universitário da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e da Universidade Cândido Mendes (UCAM). 
 

Assinatura da Assessoria de Imprensa e Comunicação