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Confira as medidas preventivas adotadas pelo TRT/RJ para a retomada das atividades presenciais

Carrossel da ação de comunicação d
Data de criação: 16/11/2020 14:40:00

Foram concluídas, na última sexta-feira (13/11), as providências relativas à limpeza e à desinfecção das unidades judiciárias e administrativas do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) em todo o estado do Rio de Janeiro. A higienização geral seguiu as orientações técnicas da área de saúde do Tribunal e é uma das medidas preventivas adotadas para a retomada das atividades presenciais, que tem início a partir desta segunda-feira (16/11).

Além das ações de higienização tradicionais, foram incorporados às atividades das equipes de limpeza determinados procedimentos que são caracterizados como de desinfecção, como: a utilização de produtos específicos; a limpeza de maçanetas de portas várias vezes por dia; o aumento da frequência de limpeza de locais onde transitam pessoas (como mesas de audiências, braços de cadeiras e outras superfícies das salas de audiência, superfícies de apoio e balcões dos corredores onde ocorrem audiências).

Ao longo dos últimos meses, entretanto, diversas outras ações foram empreendidas visando ao retorno de forma segura para o público interno e externo. Confira algumas delas:

- Aquisição de termômetros: Foram adquiridos 83 termômetros digitais, com sensor infravermelho, para medição de temperatura sem contato físico, que serão utilizados em magistrados, servidores, terceirizados e público externo na entrada de todas as unidades do Tribunal. Os termômetros já foram distribuídos e a aferição da temperatura, na entrada das dependências do TRT/RJ, será feita pelos agentes de polícia judicial da Coordenadoria de Segurança (CSEG), lotados em cada um dos fóruns. Não poderão ingressar no Tribunal pessoas que apresentem temperatura corporal igual ou superior a 37,5º C.

- Aquisição de máscaras: Foram adquiridas 17 mil máscaras de tecido para serem distribuídas a magistrados e servidores. Cada um receberá quatro máscaras (a entrega poderá ser dividida em duas etapas) quando comparecer ao local de trabalho.

- Adoção de medidas de distanciamento: No mês de agosto, foi realizado o trabalho de sinalização e demarcação de espaços, com o objetivo de orientar servidores, magistrados e usuários a manterem o distanciamento social. As medidas incluíram adesivação do piso (em locais como entrada dos prédios, entrada e piso dos elevadores); limitação dos lugares nas salas de audiências e auditórios e afixação de cartazes informativos contendo orientações de prevenção.

- Disponibilização de álcool em gel: Cerca de 300 dispensers de álcool em gel foram instalados nas unidades do TRT/RJ em todo o estado, incluindo locais como hall de entrada e corredores dos prédios; protocolos em geral; interior das salas de audiência das varas do trabalho e dos Cejuscs; interior das salas de sessão; áreas de espera das unidades, entre outros.

- Aquisição de EPIs: Foram adquiridos diversos itens, como aventais descartáveis para procedimentos médicos, óculos de segurança, toucas, máscaras cirúrgicas, álcool líquido 70% e luvas. Vários desses itens já eram de aquisição periódica pelo TRT/RJ, assim, o objetivo foi suprir o estoque necessário para uso durante a pandemia e após o retorno das atividades presenciais. Os EPIs serão utilizados pelos profissionais da Coordenadoria de Saúde (CSAD) em suas atividades. Além disso, itens como álcool em gel, face Shields e luvas de proteção também se destinam aos oficiais de justiça.

- Adaptação dos balcões de atendimento das varas do trabalho, turmas e demais unidades: Foram concluídas as atividades para as adequações desses espaços, que passaram a ter 3/4 de sua área fechada, diminuindo a possibilidade de contágio entre usuário e servidores do TRT/RJ.

- Proteção dos empregados terceirizados: Foi elaborado protocolo específico visando à adaptação do trabalho dos empregados terceirizados que atuam em diversas atividades no TRT/RJ, incluindo, por exemplo, levantamento, revisão e definição de regras, horários e locais para chegada, troca de roupa, almoço e saída desses colaboradores. Também foram repassadas às empresas terceirizadas orientações específicas sobre os equipamentos de proteção individual que deverão ser fornecidos a esses trabalhadores. Além disso, o trabalho de fiscalização do fornecimento e uso desses EPIs será intensificado.

Eixos temáticos do Plano de Gestão

Tais medidas fazem parte do eixo “Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho” do Plano de Gestão da Crise Covid-19, documento que é um dos anexos do Ato Conjunto 14/2020 e  que estabelece as diretrizes gerais para a retomada gradual das atividades presenciais no TRT/RJ, definindo, por exemplo, que ela ocorrerá em etapas.

O documento está organizado em cinco eixos temáticos compreendidos como prioritários para a atuação da instituição frente à crise desencadeada pela pandemia de covid-19. Os outros quatro eixos temáticos são: “Gestão de Pessoas”, “Tecnologia da Informação e Comunicação”, “Orçamento e Finanças” e “Comunicação Institucional”.

A partir destes eixos e suas respectivas diretrizes, foram elaborados os planos de ação setoriais com cronogramas interligados, acompanhados e monitorados para garantia de uma revisão contínua. As unidades responsáveis pelos planos de ações setoriais devem atualizá-los quinzenalmente, informando o andamento das medidas propostas frente à pandemia.

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