Ultimas Notícias

Voltar

DESEMBARGADOR DO TRT/RJ TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO COLEOUV

foto da nova direção do Coleouv
Data de criação: 09/12/2019 14:52:00

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) José Luis Campos Xavier é o novo presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). O magistrado e a nova diretoria foram eleitos para um mandato de um ano e tomaram posse durante a 26ª reunião dc colegiado, realizada em Curitiba, nos dias 5 e 6 de dezembro. O magistrado é ouvidor suplente do Regional fluminense, além de gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Também foram eleitos para a nova direção da entidade os desembargadores Hélcio Dantas Lobo Junior, do TRT da 15ª Região (TRT/Campinas), como vice-presidente, e Edmilson Antonio de Lima, do TRT da 9ª Região (TRT/PR), como secretário.

Durante a posse, o novo presidente do Coleouv ressaltou a importância de que os ouvidores dos TRTs do Brasil sejam escolhidos por eleição e destacou a necessidade de melhorar a estrutura das ouvidorias existentes. Além disso, destacou os desafios que serão enfrentados pela nova administração. "Esta gestão que está começando está pronta para todos os desafios, como lutar contra o desmantelamento do Direito Material do Trabalho e contra o desmonte do serviço público", afirmou.

SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO

Durante a abertura da 26ª reunião, o presidente do Coleouv na gestão anterior, desembargador do TRT/RJ Leonardo da Silveira Pacheco, afirmou que sempre defendeu a realização das reuniões nos Tribunais Regionais, como forma de valorização das instituições.

No primeiro dia, os servidores da gestão das ouvidorias realizaram reunião em que apresentaram casos interessantes que pudessem servir de exemplos de boas práticas. Nos relatos dos servidores, o que ficou demonstrado foi o compromisso das ouvidorias com o cidadão, mesmo diante do inusitado.

As palestras de abertura e de encerramento foram ministradas pela professora Adriana Eugênia Alvim Barreiro, ex-ouvidora da Universidade de Campinas-SP (Unicamp), que falou sobre o tema "Mediação de Conflitos". Ela demonstrou que o conflito é uma oportunidade de melhoria das relações dentro das instituições e junto ao público externo. "O conflito é a matéria-prima das Ouvidorias. A Ouvidoria é a prática mais pura de participação, é onde a pessoa tem direito de falar, de exercer também a justiça social", afirmou.

Os desembargadores do TRT-PR Thereza Cristina Gosdal e Ricardo Tadeu Marques da Fonseca abordaram o assunto "Assédio Moral: desvio de gestão", durante suas palestras. De acordo com a magistrada, nem todo conflito no ambiente de trabalho significa necessariamente assédio. “O que podemos observar através de estudos já realizados é que aquilo que não é resolvido acaba desandando para a prática de assédio", afirmou.

O encontro contou com a presença de magistrados ouvidores e servidores lotados nas ouvidorias dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) do Brasil. 

O COLEOUV

O Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho foi criado em novembro 2012, durante o 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho. Naquela ocasião, foi publicada a "Carta de Porto Alegre", documento instituidor. Composto pelos magistrados que atuam na função de ouvidor nos 24 TRTs do país, o Coleouv tem por objetivo fomentar valores, ideias e ações que contribuam para elevar os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades das Ouvidorias da Justiça do Trabalho.

(Fonte: site do TRT da 9ª Região)

assinatura_AIC