Últimas Notícias

Voltar

Em cerimônia híbrida, magistrados têm posse ratificada perante o Órgão Especial do TRT/RJ

Plenário Délio Maranhão
Data de criação: 10/9/2021 09:00:00

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (dia 9/9), às 15h, sessão de ratificação de posse, perante o Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), dos desembargadores Claudia Maria Sämy Pereira da Silva e Antônio Paes Araújo e de mais 17 juízes do trabalho titulares. Transmitida pelo canal do YouTube do TRT/RJ, a cerimônia foi realizada de forma híbrida (semipresencial), com a presença de somente parte dos convidados e da corte no Plenário Délio Maranhão (prédio-sede). No local, foram adotados todos os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscaras como forma de prevenção à disseminação da Covid-19.

Os juízes que tiveram a posse ratificada perante o Órgão Especial foram (pela ordem de antiguidade): Leandro Nascimento Soares; Roberta Lima Carvalho; Maria Gabriela Nuti; Raquel Fernandes Martins; Ana Paula Almeida Ferreira; Denise Mendonça Vieites; Diane Rocha Trocoli Ahlert; Marcela de Miranda Jordão; Patrícia Lampert Gomes; Marly Costa da Silveira; Adriana Leandro de Sousa Freitas; Michael Pinheiro McCloghrie; Elisangela Figueiredo da Silva; Elisa Torres Sanvicente; Luciana Muniz Vanoni; Maria Candida Rosmaninho Soares; e Raphael Viga Castro. Todos os magistrados já tomaram posse administrativamente e estão no exercício da função.

A sesssão foi conduzida pela presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho. “O TRT da primeira região é o mais antigo e um dos maiores tribunais do país, cumprindo sua missão mesmo num momento de turbulência política, econômica e sanitária. É tempo de estarmos unidos contra as adversidades, que têm sido muitas, mas que serão sempre ultrapassadas com trabalho e bom senso”, assinalou ela.

presidente com desembargadores
A presidente do TRT/RJ (ao centro) e os desembargadores Claudia Maria Sämy Pereira da Silva e Antônio Paes Araújo 

Na abertura da solenidade, o desembargador Alexandre Teixeira Freitas Bastos Cunha saudou os desembargadores Claudia Maria Sämy Pereira da Silva e Antônio Paes Araújo em nome da corte, destacando suas trajetórias profissionais e pessoais. O magistrado falou sobre as mudanças no mundo do trabalho pós-pandemia, que se apresentam como um desafio para ambos e para a Justiça do Trabalho como um todo. 

Representando a seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRJ), Ricardo Menezes discursou remotamente. “O mundo vive uma etapa de forte precarização das relações de trabalho. Em razão disso, torna-se mais crucial a necessidade de fortalecer os Tribunais Regionais do Trabalho. A presença de vocês (magistrados) fortalece ainda mais o TRT/RJ”, pontuou o presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro – Caarj.   

Também saudaram os empossados João Batista Berthier Leite Soares, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ); o juiz do trabalho Flávio Alves Pereira, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1); e a juíza do trabalho Claudia Marcia de Carvalho Soares, presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra).

juízes em tela
Evento foi realizado com boa parte dos participantes remotamente

Coube à juíza Maria Gabriela Nuti falar em nome de todos 17 juízes que participaram da cerimônia, em sua maioria de forma remota. “Estamos diante de uma turma de vitoriosos, uma vez que 90% dos juízes tomaram posse em varas do trabalho no meio da pandemia. Na maior parte das vezes, em lugares distantes, onde sequer tinham passado antes. Não é fácil fazer isso por telefone e computadores. Não está sendo fácil para nenhum de nós essa nova realidade”, constatou.

A solenidade foi encerrada com os discursos dos desembargadores Claudia Maria Sämy Pereira da Silva e Antônio Paes Araújo e da presidente do TRT/RJ.

Mais fotos do evento serão disponibilizadas no Flickr do TRT/RJ nesta sexta-feira (10/9).

 

assinatura acc