-
Institucional
- Agenda da Presidência e da Corregedoria
- Composição da Administração
- Órgãos Julgadores 2º Grau
- Corregedoria
- Estratégia e Governança
- Escola Judicial
- Endereços e Telefones
- Varas do Trabalho e Postos
- Ouvidoria
- Concursos e Estágios
- Responsabilidade Socioambiental
- Gestão documental e Memória
- Centro Cultural
- Estrutura Organizacional
-
Processos
- Consulta Processual
- Pautas, Atas e Decisões
- Serviços Push
- Consulta Atas por número do Processo
- Processos Arquivados
- Consulta Praça e Leilão
- Precatório/RPV
- Acompanhamento de Pautas de Audiência
- Processos Aptos a Julgamento
- Processo Judicial Eletrônico
- Quero Conciliar
- Sistema e-Doc
- Plantão Judiciário TRTRJ
- Jurisprudência
- Serviços
-
Transparência
-
Contas Públicas
- Execução Orçamentária e Financeira
- Licitações
- Contratos
- Compras
- Empresas Apenadas
- Diárias e Passagens
- Quantitativo de beneficiários por benefício
- Suprimento de Fundos
- Obras
- Relatório de Gestão Fiscal
- Listagem de Veículos Oficiais
- Proposta Orçamentária
- Mapa Demonstrativo de Execução Orçamentária
- Plano Anual de Aquisições
- Cessão de Uso de Espaço Físico
- Demonstrações Contábeis
- Despesas
-
Transparência na Gestão Pública
- Anexo I - Gestão financeira consolidada por mês
- Anexo II - Informações orçamentárias consolidadas por ano
- Anexo III - Estrutura Remuneratória
- Anexo IV - Quantitativo de Cargos Efetivos
- Anexo V - Membros e Agentes Públicos
- Anexo VI - Empregados de empresas contratadas em exercício nos órgãos
- Anexo VII - Servidores ou empregados não integrantes do quadro próprio em exercício no órgão sem exercício de cargo em comissão ou função de confiança
- Anexo VIII - Folha de Pagamento de Pessoal
- Anexo IX - Valores repassados para o INSS e Fundo de previdência
- Atos de Provimento e Vacâncias
- Tabela de Lotação de Pessoal
- Listagem de magistrados do TRT/RJ em atividades docentes
- Listagem de servidores exercendo funções em outros órgãos
- Listagem de teletrabalhadores do TRT/RJ
- Audiências Públicas
- Documentos classificados/desclassificados por grau de sigilo
- Relatórios de Atividades
- Integrantes de Conselhos Externos e assemelhados
- Produção dos Magistrados
- Dados das Varas
- Estatísticas
- Processo de Contas
- Controle Interno
- Grandes Litigantes
-
Contas Públicas
Ultimas Notícias
Pesquise notícias do TRT 1ª Região
ESTAGIÁRIOS DO TRT/RJ APRESENTAM RESULTADOS DE ESTUDOS EM SEMINÁRIO
A Secretaria de Gestão do Conhecimento do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), em parceria com a Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs), realizou nos dias 28 e 29/11 o I Seminário de Iniciação Científica dos Estagiários do TRT da 1ª Região. Nos dois dias, estudantes dos cursos de História, Biblioteconomia, Arquivologia e Design que estagiam ou já estagiaram no TRT/RJ se revezaram na apresentação de projetos de pesquisa que tiveram como objeto o conhecimento adquirido durante o estágio no Tribunal.
Um dos objetivos do evento é fomentar a interação e a troca de experiências entre estagiários oriundos de diferentes cursos e universidades, além de aproximar o público interno e externo do acervo de valor histórico-institucional do Regional fluminense – alguns trabalhos acadêmicos dos estudantes tiveram como objeto de pesquisa processos trabalhistas que integram o acervo histórico da instituição.
O ex-estagiário Éden Pereira – que acaba de passar para o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – apresentou sua pesquisa com o tema “Da Justiça Conciliadora à Justiça de Conciliação: a Justiça do Trabalho e o Neoliberalismo (1995-2005)”. Segundo ele, o trabalho foi consequência de uma reflexão que começou a desenvolver a partir do contato com os documentos durante seu estágio no TRT/RJ. Sua pesquisa partiu da análise de 358 processos indexados entre os anos de 1993 e 2007, que o levaram a se debruçar sobre questões relativas às consequências do projeto neoliberal no Brasil e seu impacto sobre a Justiça do Trabalho, bem como sobre a flexibilização dos direitos trabalhistas e o crescimento da economia informal.
O ex-estagiário Reynaldo Pêssoa - que iniciará o curso de doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - apresentou o trabalho “As Fontes Judiciais e a escrita da História”, fruto da sua dissertação de mestrado.
Outra pesquisa apresentada foi a de Bruno Machado, estudante de História, intitulada “O Poder de Alcance da Justiça do Trabalho: Reflexões e Perspectivas Acerca da Terceirização do Trabalho no Brasil (Ano 2000)”. Segundo ele, sua pesquisa analisa situações em que os empregadores submetem seus empregados a condições laborais desfavoráveis visando obter maior margem de lucro, por meio da exploração de sua mão de obra. Bruno defende que essa situação de exploração da mão de obra é pior em casos de terceirização do trabalho.
Estagiários do TRT/RJ apresentando os resultados de suas pesquisas no seminário
Já a ex-estagiária Rafaelle Gonçalves, formada em História, expôs a importância do contato com acórdãos e outros tipos de decisões judiciais para a sua formação como historiadora. Segundo ela, a proximidade com a linguagem jurídica permitiu-lhe desenvolver diversas reflexões sobre as relações da política e da sociedade com a Justiça do Trabalho.
Outros temas apresentados no seminário e que guardam estreita relação com a atuação da Justiça do Trabalho foram “Da banalização à problematização: o assédio sexual no trabalho, as leis e as mulheres”, “Pedidos e sentenças: uma pequena análise sobre o trabalho doméstico feminino frente aos processos trabalhistas de Itaguaí e Duque de Caxias” e “Dinâmicas, identidades e lutas: a atuação dos sindicatos nos processos trabalhistas de Duque de Caxias”. Ao todo, foram realizadas 12 apresentações.
Segundo a equipe da Divisão de Acompanhamento de Estágio do TRT/RJ, os feedbacks recebidos dos expositores, dos supervisores de estágio e dos demais participantes foram positivos. "Os estagiários e ex-estagiários destacaram a sensação de valorização gerada pelo espaço democrático concedido para apresentação de seus trabalhos acadêmicos, fruto da experiência vivenciada nas unidades de lotação", afirma Rosa Botelho, chefe da Divisão.
Edna Mendes, servidora da Seção de Gestão de Memorial, unidade responsável pela coordenação dos estagiários de História, acredita que o evento mostrou o potencial de pesquisa e investigação dos estagiários do TRT/RJ, além da importância de preservação documental da instituição como contribuição para a história da Justiça do Trabalho e do Brasil. A servidora também ressaltou a riqueza e diversidade dos temas abordados: “A presença de estagiários de biblioteconomia, por exemplo, mostrou a importância da biblioteca dentro de uma instituição. Assim como a relevância da criatividade, representada pelo estudo da estagiária de web design”.
- Data de publicação
- 02/12/19
- Número de visualizações
- 327 Visualizações