Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

TRT/RJ CAPACITA SERVIDORES DURANTE SEMANA NACIONAL DA EXECUÇÃO

Data de criação: 20/9/2018 14:04:00

foto das palestrantesDando prosseguimento à 8ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) promoveu, nesta quinta-feira (20/9), três palestras sobre temas relacionados a cálculos trabalhistas aplicados aos processos que se encontram na fase de execução.

De acordo com o gestor da Coordenadoria de Apoio à Execução (Caex), Marcio Vianna Antunes, o objetivo principal é qualificar servidores que atuam na segunda instância, não são secretários calculistas, mas precisam desses conhecimentos para atuarem na efetividade da execução.

O tema “A importância da atualização monetária e da aplicação de juros na Justiça do Trabalho (ou no processo trabalhista)” foi abordado pelo chefe da Divisão de Apoio ao Cálculo (DCALC) do TRT/RJ, Fernando Henrique de Farias. Em seguida, as calculistas deste setor Gracy Maria Salgado Soares Mendes e Rosângela Fernandes da Silva falaram sobre “As formas de apresentação dos cálculos trabalhistas nos últimos 20 anos”. Por último, a secretária calculista do Regional fluminense Fernanda Hartung Silveira expôs o tema “A evolução das ferramentas utilizadas para cálculos no TRT/RJ”.

A centralização da execução e a execução de precatórios foram outros assuntos abordados na capacitação de servidores do TRT/RJ, durante a 8ª Semana Nacional da Execução Trabalhista.

As três palestras realizadas na manhã desta quinta-feira (20/9) encerram as atividades do Regional fluminense voltadas para a capacitação de servidores. Porém, a 8ª Semana Nacional da Execução Trabalhista segue até sexta-feira (21/9), com audiências realizadas com intuito de colocar um fim em processos que se encontram na fase da execução.  

SAIBA MAIS SOBRE 8ª SEMANA NACIONAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

O evento - promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país - tem como objetivo garantir o pagamento dos valores que constam nos processos que estão na fase de execução. No final do primeiro semestre de 2018, do total de 4,6 milhões de ações que tramitavam na Justiça Trabalhista, 52,3% se encontravam na fase de execução.

O slogan da edição 2018 do evento é “Sempre há uma saída”, para mostrar a disponibilidade da Justiça do Trabalho em auxiliar os empregadores condenados em processos trabalhistas a pagarem suas dívidas.

Neste ano, a tradicional semana tem um foco diferenciado no Regional fluminense, que é a capacitação dos servidores para utilização das ferramentas responsáveis pela efetividade da execução. Deste modo, o objetivo do evento não ficará restrito apenas aos cinco dias em que acontece. 

logomarca_assessoria_comunicação