Últimas Notícias

Voltar

TRT/RJ promove 2º Encontro dos Oficiais de Justiça

Data de criação: 25/11/2021 13:15:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) promove, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/11), o “2 º Encontro dos Oficiais de Justiça do TRT da 1ª Região: Mídia, Segurança e Sistemas”. Promovido pela Secretaria de Apoio Judiciário (SAJ), vinculada à Secretaria-Geral Judiciária (SGJ) do TRT/RJ, e em parceria com a Escola Judicial da 1ª Região (EJ1) -, o evento foi organizado com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos e as habilidades dos oficiais de justiça avaliadores federais (OJAFs) do Regional fluminense necessários ao exercício do cargo. Realizado de forma híbrida (semipresencial), o encontro foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da EJ1 no YouTube, a fim de possibilitar a participação de todos os OJAFs do Tribunal, inclusive os que atuam fora da capital.

A presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Tourinho, abriu o encontro, registrando o seu reconhecimento pelo trabalho dos oficiais de justiça durante a pandemia. Já o diretor da EJ1, desembargador Leonardo Pacheco, ressaltou a importância de se manter um canal de contato com esses servidores: “a função do oficial de justiça é muito solitária. Eles atuam isoladamente nas diligências. Às vezes com risco à integridade física e à própria vida. A atividade do oficial de justiça deve ser pensada além das atividades de diligência, citação e penhora. As ferramentas digitais trazem novas fronteiras a que esse profissional está sendo chamado a aderir. É o oficial de justiça quem, efetivamente, entra em contato com as partes e vê a realidade. É uma pessoa de extrema confiança, que trará a decisão para o juiz para que se torne o mais próximo da justiça possível. É preciso ter a mente aberta para aproveitar essas novas tecnologias e fazer uso no dia a dia”.

Na programação do evento, estão palestras sobre temas relacionados ao dia a dia dos OJAFs, como: pesquisa patrimonial (expectativas e resultados); saúde mental; efetividade da comunicação em atos processuais por meio remoto; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); mídia; redes sociais; segurança cibernética; abuso de autoridade (Lei 13.869/2019); o papel do oficial de justiça como conciliador; e a importância do papel dos OJAFs no processo trabalhista. 

 

Assinatura ACC