Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

TRT/RJ REALIZA WORKSHOP PARA CAPACITAR SERVIDORES SOBRE FERRAMENTAS DE PESQUISA PATRIMONIAL

Carrossel workshop de pesquisa patrimonial
Data de criação: 11/9/2019 14:06:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) promove nesta quarta-feira (11/9), no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas da Capital (Cejusc-CAP), no térreo do prédio-sede, um workshop sobre pesquisa patrimonial. Parte da programação da 9ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontece de 16 a 20 de setembro, o encontro preparatório tem como objetivo instruir e capacitar servidores das varas do trabalho para a utilização de ferramentas básicas de pesquisa patrimonial, a fim de se alcançar maior efetividade na execução.  

Coube ao juiz do trabalho Mucio Nascimento Borges, gestor regional da efetividade da execução trabalhista do TRT/RJ e coordenador do Cejusc-CAP de primeira instância, realizar a abertura do evento. “Esse encontro serve para que os servidores das varas do trabalho tenham meios de otimizar a execução trabalhista, aplicando dispositivos que já utilizamos no Núcleo de Pesquisa Patrimonial (Nupep). Aqui eles terão uma instrução básica para se aperfeiçoar no uso de ferramentas disponíveis, sem prejuízo do encaminhamento dos grandes litigantes para nosso núcleo”, explicou o magistrado.

Durante o workshop, os participantes ouviram do servidor Márcio Viana, gestor da Coordenadoria de Apoio à Execução (Caex), várias informações estratégicas sobre a utilização das ferramentas de pesquisa patrimonial para identificação de patrimônio dos devedores perante a Justiça do Trabalho. Ele explicou sobre a existência de diversos tipos de devedores - entre os quais se incluem alguns que agem de má-fé e articulam ações para ocultação de patrimônio -, esclarecendo os procedimentos que o Nupep utiliza para identificar essas situações e agir em cada uma delas.

Após a explanação inicial, os servidores das varas foram distribuídos em grupos, cada um ocupando uma sala do Cejusc-CAP e coordenado por um membro da equipe da “força-tarefa” do TRT/RJ em pesquisa patrimonial. 

Também prestigiaram a abertura do workshop de pesquisa patrimonial o diretor da Secretaria-Geral Judiciária (SGJ), Fábio Petersen Bittencourt, e o diretor da Secretaria  de Apoio à Efetividade Processual (SAE), Francisco Pinheiro.  

Confira mais fotos no Flickr do TRT/RJ.

Mosaico workshop pesquisa patrimonial
O coordenador da Caex, Márcio Viana (à esquerda) e servidores recebendo capacitação durante o workshop

SOBRE A SEMANA NACIONAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

Na próxima segunda-feira (16/9), o TRT/RJ realizará, no auditório do 10º andar do Fórum da Lavradio, a abertura oficial da Semana Nacional da Execução Trabalhista no Rio de Janeiro. Promovido anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, o evento chega a sua nona edição, com o slogan “Todos pela efetividade da Justiça”.

As ações da semana nacional são voltadas para solucionar os processos em que os devedores não pagaram os valores reconhecidos em juízo. Na fase de execução, os processos podem ser encerrados por meio de acordos ou bloqueios e por leilões de bens.

O slogan visa mostrar o esforço da Justiça do Trabalho para garantir o pagamento dessas dívidas. Com a ação conjunta de magistrados, servidores e outros profissionais, a Justiça do Trabalho busca, por meio da penhora de bens, da realização de audiências de conciliação, da promoção de leilões, dar fim aos processos com dívidas trabalhistas pendentes.

assinatura da aic