Apresentação
Quem Somos
A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região existe desde o ano de 2005 e foi criada pelo Ato nº 1354, constituindo um canal de aproximação do usuário com a Instituição.
A Ouvidoria é a porta de entrada do cidadão no Tribunal do Trabalho, permitindo o recebimento de denúncias, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informação ou sugestões sobre as atividades desenvolvidas por nossos membros, servidores e órgãos da Instituição, objetivando dar efetividade aos processos, oportunidade de melhoria nos serviços e nível de excelência na prestação jurisdicional.
A Ouvidoria conta com uma equipe de atendimento pessoal e telefônico, orientada por servidores com formação jurídica e chefiada por um Desembargador do Trabalho que exerce a função de Ouvidor.
Cada manifestação é analisada e encaminhada ao setor competente para apurar os fatos e adotar as devidas providências, informando o desfecho aos interessados.
Para acompanhar o andamento de sua manifestação, o requerente deverá entrar em contato com a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@trt1.jus.br ou pelos telefones (21)2262-1579/ 2380-6848/ 6847/ 6195.
Em 2021, o Conselho Nacional de Justiça regulamentou as atribuições das Ouvidorias do Conselho Nacional de Justiça e sua articulação com as demais ouvidorias do Poder Judiciário. Clique aqui e leia a Resolução.
Avalie nosso serviço de registro de Denúncias, Reclamações e demais solicitações, clicando no link abaixo:
http://pesquisas.trt1.jus.br/pesquisas/index.php/216994/lang-pt-BR
São garantidos o sigilo e a confidencialidade do denunciante.
Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro
Ouvidor: Desembargador José Luis Campos Xavier
Palavra do Ouvidor

A Ouvidoria do TRT da 1ª Região muito tem evoluído para aprimorar os serviços prestados à Sociedade e esta evolução vem crescendo com a aplicação de novas ferramentas de trabalho, notadamente em tempos difíceis de isolamento social num contexto pandêmico.
É voz corrente que a tecnologia, que traz consigo a chamada Revolução 4.0, deu uma dinâmica nas relações interpessoais e, no Poder Judiciário, como não poderia deixar de ser, trouxe importantes ferramentas de trabalho como a plataforma de vídeoconferência para realização de audiências, sessões de julgamento e reuniões, além da massificação de aplicativos de comunicação instantânea.
Então foi preciso uma mudança comportamental para enfrentar estes novos tempos, desenvolver novas habilidades e assegurar que o atendimento ao jurisdicionado, ao cidadão em geral, não fosse interrompido.
Sabemos bem que a Ouvidoria representa a mais pura forma de empoderar o exercício da Cidadania e transformar positivamente o serviço prestado pelo nosso Tribunal. O maior objetivo é, pois, fazer com que as manifestações que nos chegam sejam prontamente atendidas com os meios que dispomos, mas isto tem demandado um empenho grande de toda a equipe que compõe a Ouvidoria do TRT da 1ª Região que precisou se adaptar e buscar recursos pessoais e profissionais para que o trabalho não fosse interrompido, e não foi!
Nestas breves palavras, reconheço que, apesar do que a Ouvidoria vem fazendo, muito ainda precisa ser feito pois, afinal, a excelência no atendimento ao cidadão é compromisso diuturno.
Estamos prontos para ouvi-los, esta é a nossa missão.
José Luis Campos Xavier
Desembargador do Trabalho
Ouvidor do TRT/RJ
Canais de Acesso
Acompanhamento de Manifestação
Telefones: 2262-1579 | 2380-6848 | 2380-6847| 2380-6195, das 9h30 às 15h30






- Ouvidoria do Trabalho e Renda da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda - (21) 2332-9999
- Ouvidoria do Ministério do Trabalho e Emprego
- Gerências Regionais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro
- Ministério do Trabalho e Emprego
Composição
Ouvidor: DesembargadorJosé Luis Campos Xavier
Suplente: Desembargardor Carlos Henrique Chernicharo
Equipe da Ouvidoria:
Supervisor: Jorge Luis Fernandes da Silva
Felipe Barbosa Adoni
Edilza Wanderleia da Silva Queiros
Dinaurea Carvalho Farias
Patrícia Araujo Rosa Tavarone
Como Trabalhamos
Recebimento: A manifestação será recebida pela Ouvidoria por meio dos canais de acesso disponibilizados para o cidadão.
Análise: A Ouvidoria fará uma análise do conteúdo da manifestação. Se observar que ela pode ser respondida sem a necessidade de entrar em contato com outra unidade do Tribunal, será encaminhada uma resposta ao manifestante em um prazo de até 5 dias úteis.
Por outro lado, na hipótese de a manifestação não ser de simples solução, a Ouvidoria encaminhará o caso para o setor competente, que terá até 20 dias para enviar uma resposta, conforme previsto no Art.16 da Lei 13.460/2017. Caso não haja retorno, o contato será reiterado. O cidadão será informado de todos os trâmites de sua manifestação.
Encerramento: A manifestação somente será encerrada mediante uma resposta satisfatória ao manifestante, o que não significa necessariamente o atendimento ao pleito formulado, mas sim uma resposta esclarecedora, fundamentada e completa.