Início do menu.
Início do conteúdo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Visão Geral

A Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região começou a ser organizada em 1962. Em 27 de abril de 1976 foi registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-7) com o nome de Biblioteca Ministro Carvalho Júnior, em homenagem a Joaquim Máximo de Carvalho Júnior, primeiro Juiz Presidente do Tribunal (1946-1951).

Dentro da estrutura organizacional do TRT/RJ funcionou como Seção de Biblioteca (SEBIB) até o advento da Resolução Administrativa 09/2006, quando passou a denominar-se Divisão de Gestão de Acervos Bibliográficos (DIBI). Com a publicação da Resolução Administrativa nº 7/2012, passou a chamar-se Coordenadoria de Gestão de Acervos Bibliográficos (CBIB).

A Biblioteca é responsável, por exemplo, por adquirir material bibliográfico para compor o acervo do TRT/RJ e ser utilizado em estudos e pesquisas técnicas referentes ao Direito do Trabalho e matérias afins, de acordo com o PAD-SGC-003.

Dentre os serviços oferecidos destacam-se:

  • Sumários Jurídicos Online - Sumários digitalizados dos periódicos incorporados recentemente ao acervo;
  • Pesquisa Bibliográfica Trabalhista (PBT) - Levantamento bibliográfico de títulos disponíveis na biblioteca sobre temas atuais na seara trabalhista. Trata-se de um serviço que pretende abranger o maior número possível de assuntos relevantes, propiciando o acesso do magistrado a diferentes visões doutrinárias e às novas produções do pensamento jurídico.

Também merece destaque a implementação da Biblioteca Digital do TRT da 1ª Região, desenvolvida em parceria com a Divisão de Organização do Conhecimento (DORC). Através da adesão ao Consórcio BDJur (rede de informações digitais do Poder Judiciário, coordenada pelo STJ), a Biblioteca Digital visa inserir o TRT/RJ no quadro de instituições pertencentes ao Poder Judiciário dispostas a compartilhar seus conhecimentos de forma mais ampla e estruturada, através da criação de um repositório que possibilita a gestão, o armazenamento, a preservação e a divulgação do conhecimento gerado no âmbito da Instituição.

Serviços oferecidos

  1. Atendimento e consulta no local;
  2. Empréstimo domiciliar para os usuários internos, de acordo com o Regulamento da Biblioteca;
  3. Pesquisa bibliográfica;
  4. Pesquisa de legislação;
  5. Consulta por telefone e e-mail;
  6. Empréstimo entre bibliotecas;
  7. Reserva de material bibliográfico.