Gestão da Memória

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A memória de uma instituição está armazenada em seu acervo.

Esse, por sua vez, é composto por sua documentação escrita e iconográfica; por seus conjuntos mobiliário e imobiliário; por seus arquivos, e por sua memória viva – pelos personagens que acompanham a trajetória institucional.

Preservar a memória é fazer-se permanente, firmando bases e vínculos com a sociedade, em um processo de constante interação.  

Por meio da Resolução 324/2020, o Conselho Nacional de Justiça passou a traçar as diretrizes para as ações, iniciativas e projetos voltados para a Gestão da Memória, tornando mandatória sua observância por todos os tribunais.

A Gestão da Memória compreende um conjunto de ações que visam a preservação, a valorização e a divulgação da história institucional.

Vislumbrando a importância do resgate da memória institucional, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desde 2006, vem desenvolvendo atividades voltadas para a preservação e para a divulgação da sua trajetória histórica e da história da Justiça do Trabalho em geral.

A Seção de Gestão de Memorial (Secmei), vinculada à Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGC), é a unidade responsável pela execução das ações pertinentes à memória da instituição.

Sob sua responsabilidade está o Centro de Memória do TRT da 1ª Região, onde se sedia sua exposição permanente, e onde são realizadas exposições temporárias ou outras atividades de cunho memorialístico.

O contato para a Seção de Gestão de Memorial pode ser feito pelo e-mail: secmei@trt1.jus.br ou por telefone: (21) 2380-5415

A Gestão da Memória compreende as seguintes páginas: