Início do menu.
Início do conteúdo.

Ações Desenvolvidas

Ações Desenvolvidas

imagem

Mais do que um conceito, Responsabilidade Socioambiental é uma postura. É adotar, individual ou coletivamente, práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento humano. Para tanto, o Plano Estratégico deste Tribunal (2015-2020) elege esse tema como um dos seus valores e prevê a adoção de políticas organizacionais que abrangem os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Este espaço destina-se a apresentar as ações desenvolvidas pelo Tribunal e convidá-lo a participar desta importante jornada.

Seja bem-vindo! Clique nas imagens para saber mais.

 

Uso racional de recursos naturais e bens públicos

O Plano de Logística Sustentável - PLS-TRT/RJ (Ato da Presidência nº 114/2015) é resultado do trabalho coordenado pela Coordenadoria de Disseminação da Segurança do Trabalho e de Responsabilidade Socioambiental (CDIS) com a participação ativa e a responsabilidade compartilhada entre todas as unidades administrativas diretamente envolvidas com os seus eixos temáticos, o que reforça o seu caráter multidisciplinar e participativo. Ele é um dos mecanismos para implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental a ser adotada em todas as áreas de atuação deste Regional (Resolução Administrativa nº 9/2016). 

  • consumo consciente
  • PLS
  • PLS Relatorio

 

Gestão de resíduos

O sistema de gestão de resíduos foi instituído pela Resolução Administrativa nº 41/2013, que afirma o compromisso do TRT/RJ com a proteção do meio ambiente e da saúde humana, abrangendo desde a seleção dos materiais, a aquisição destes, o treinamento e a conscientização dos trabalhadores, até a destinação adequada dos resíduos e sua gestão integrada, e a promoção da conservação ambiental, na perspectiva de assegurar que as ações no presente não comprometam o futuro das próximas gerações.

  • gestão de resíduos
  • eletroeletrônicos

 

Contratações sustentáveis

A Coordenadoria de Disseminação da Segurança do Trabalho e de Responsabilidade Socioambiental (CDIS) integra o Fórum Permanente de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, criado pela Resolução CSJT 103/2012, o qual se encarregou, em 2014, da elaboração da atual edição do Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho.

contratações

 

Qualidade de vida no ambiente de trabalho

O TRT/RJ realiza uma série de ações para aumentar a qualidade de vida no trabalho, Entre as iniciativas destinadas a proporcionar mais integração, qualidade de vida e desenvolvimento cultural para magistrados, servidores e terceirizados, destacam-se o Coral de Vozes e o Clube da Corrida e Caminhada, grupos instituídos formalmente e que contam com o patrocínio e coordenação da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA). 

  • clube corrida
  • servidores em cena
  • coral

 

Sensibilização e Capacitação socioambiental

Como parte dos esforços de sensibilização e capacitação, e ainda como ferramenta de disseminação de boas práticas socioambientais, o TRT/RJ realiza uma série de eventos sobre essa temática, visando incentivar a participação individual e coletiva na preservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos e conscientizar sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis.

CAPACITAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

 

Outras ações socioambientais

  • CAMPANHAS DOAÇÃO
  • JT portas abertas
  • biblioteca
  • audiolivro

 

Legislação

Legislação