Busca

Retornar para página inteira
Voltar

ESTUDANTES DE DIREITO VISITAM PRÉDIO-SEDE DO TRT/RJ

Data de criação: 14/9/2016 01:51:00

O Prédio-Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) recebeu, na manhã desta terça-feira (13/9), por intermédio da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPSRA), uma turma de 40 estudantes e dois docentes de Direito da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), que fica em São Gonçalo. A iniciativa integra o projeto "Direito em Movimento", da Universo, que procura levar uma vivência prática aos estudantes, por meio de visitações.

abrematerai
Os estudantes e a vice-presidente do TRT/RJ, desembargadora Ana Maria Soares de Moraes (ao centro, de echarpe), no Salão Nobre do Prédio-Sede

O grupo foi formado por alunos do primeiro ao último período. A visita às dependências do Prédio-Sede começou pelo Centro Cultural, onde os universitários puderam apreciar as obras de arte atualmente expostas. Em seguida, a turma conheceu o acervo do Centro de Memória, que reúne documentos e objetos que contam um pouco da história da Justiça do Trabalho no país.

A próxima etapa do tour incluiu o acompanhamento de uma sessão de julgamento da 4ª Turma do TRT/RJ, presidida pela desembargadora Tânia Garcia da Silva. Dessa forma, os estudantes tiveram a chance de acompanhar de perto os procedimentos de uma sessão, verificando, na prática como se aplica o conhecimento adquirido em sala de aula.

montagem1_visita
Estudantes no Centro Cultural e no Centro de Memória

DA TEORIA À PRÁTICA

Outro ponto de destaque foi a visita ao Plenário Délio Maranhão, onde ocorrem as sessões do Tribunal Pleno e do Órgão Especial. No local, a vice-presidente do TRT/RJ e presidente da CPRSA, desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, presenteou os universitários com uma verdadeira aula sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho.

O passeio continuou pela Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual (Caep), que atua no suporte às atividades do Juízo Auxiliar de Conciliação em 1º e 2º graus. O coordenador da Caep, Francisco Pinheiro, explicou que a unidade atua incentivando a conciliação em processos que tramitam nas Varas de Trabalho, no TRT/RJ, ou pendentes de julgamento perante o Tribunal Superior do Trabalho.

montagem2_visita
No quadro acima, a vice-presidente do TRT/RJ fala sobre como funciona a Caep. No quadro abaixo, Valéria Clementino, chefe do Centro de Memória, explica como eram os trâmites da Justiça do Trabalho no seu início

Na fase final da visita, os universitários foram levados ao Salão Nobre do Regional fluminense, e tiveram a oportunidade de conhecer os gabinetes da Presidência e da Corregedoria, onde foram recepcionados pela corregedora, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho.

Para a estudante América Serendino, a visita ao Prédio-Sede do TRT/RJ foi uma chance de ver como a Justiça do Trabalho opera na prática. "Foi muito proveitoso assistir à sessão da 4ª Turma e ver, por exemplo, as argumentações dos advogados, já que pretendo exercer a profissão", declarou.

O coordenador do projeto "Direito em Movimento", professor Phelipe Valente, ressaltou o aspecto motivacional da visita: "Viram hoje um mundo que só conheciam pelos livros. Isso fomenta neles a vontade ser um futuro advogado, juiz e até quem sabe, desembargador. Fomos muito bem acolhidos por todos aqui". 

LOGO AIC