Busca

Retornar para página inteira
Voltar

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA VISITAM O TRT/RJ

Data de criação: 05/10/2016 04:12:00

No dia 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças. Em homenagem a essa data, trinta e dois alunos do Colégio Estadual Souza Aguiar, no Centro do Rio, tiveram a chance de conhecer, na manhã desta quarta-feira (5/10), um pouco do funcionamento do Judiciário e, principalmente, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). Durante a visita, organizada pela Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA), os estudantes do 1º do ano do ensino médio puderam tirar dúvidas com magistrados e servidores sobre o que é um processo do trabalho e a estrutura da Justiça especializada.

alunos assistem exposição do magistrado
Juiz André Villela explica noções sobre a Justiça do Trabalho aos alunos do Colégio  Estadual Souza Aguiar

No Fórum da Lavradio, o grupo foi recebido e guiado pela juíza Cláudia Maria Samy Pereira da Silva, diretora do Fórum da capital. A primeira parada foi na 58ª Vara do Trabalho, para uma aula com o juiz André Gustavo Bittencourt Villela, sobre como funciona uma secretaria de Vara, como participar do programa Jovem Aprendiz, o que é uma audiência, quem tem o ônus da prova, como ingressar com uma reclamação trabalhista, quais os recursos na Justiça do Trabalho e a estrutura do Poder Judiciário, com direito a muitas perguntas por parte dos alunos.

foto dos alunos na audiência
A juíza Juliana Ribeiro Castello Branco realiza audiência na 53ª VT/RJ, observada pelos estudantes

Na sequência, o grupo foi dividido em três para que os alunos pudessem acompanhar de perto uma audiência com os magistrados Juliana Pinheiro de Toledo Piza, na 50ª VT/RJ, Juliana Ribeiro Castello Branco, na 53ª VT/RJ, e Marcelo José Duarte Raffaele, na 64ª VT /RJ.

foto dos alunos no Salão Nobre
Marcelo Brito, secretário-geral da Presidência, com os estudantes no Salão Nobre do Prédio-Sede

Do Fórum da Lavradio, os jovens seguiram para o Prédio-Sede do Tribunal, na Avenida Presidente Antônio Carlos, onde assistiram a sessões das 2ª e 7ª Turmas e conheceram o Salão Nobre, a Corregedoria, o Plenário Délio Maranhão e os Centros Cultural e de Memória.

 

LOGO AIC