Últimas Notícias
Pesquise notícias do TRT 1ª Região
Agravamento da covid-19 adia novamente Etapa 2 da retomada para 12/4
Devido ao agravamento do cenário da pandemia, a “Etapa 2” do Plano de Gestão da Crise Covid-19 do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) foi adiada novamente, desta vez para o dia 12 de abril. A fase foi reagendada considerando o incremento na curva epidemiológica de risco, conforme noticiado pelo site da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. A nova data de transição para a segunda etapa da retomada gradual das atividades presenciais foi definida pelo Ato n° 27/2021, disponibilizado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho desta terça-feira (23/3).
Prevista inicialmente para o dia 16/11 (Ato Conjunto n° 14/2020), a Etapa 2 já havia sido adiada anteriormente para o dia 15/3 (Ato Conjunto n° 5/2021) diante dos altos índices da pandemia. A decisão não afeta o programa de digitalização de processos físicos em andamento no TRT/RJ, iniciada pelo segundo grau, mediante convênio celebrado com a CAARJ, sem necessidade de carga de autos pelos advogados. Outra projeto que não sofreu alterações foi a implantação, na última semana (dia 18/3), do Balcão Virtual nas mais de 160 unidades jurisdicionais do Rio de Janeiro, incluindo varas e turmas, como canal de teleatendimento direto a advogados e partes dos processos por meio de videocoferência. A iniciativa faz parte do Projeto Justiça 4.0, do Conselho Nacional de Justiça.
Um ano de trabalho remoto
Desde a suspensão das atividades presenciais, que começou em 16 de março de 2020, o TRT/RJ empenhou todos os esforços para manter a prestação jurisdicional com eficiência. Até então, foram expedidos 147.404 alvarás, proferidas 368.023 decisões, realizados 332.970 julgamentos, e executados 22.702.428 atos de servidores, números que podem ser conferidos no Painel de Produtividade do TRT/RJ e foram atualizados até o dia 21/3.
Cabe ressaltar, ainda, algumas realizações administrativas neste período de pandemia. Na área de tecnologia da informação, diversas soluções foram implementadas e novos sistemas desenvolvidos. Foi também concluída a ocupação total do Fórum Ministro Arnaldo Süssekind, concretizando a sua transformação em uma sede própria e exclusiva da Justiça do Trabalho da 1ª Região. Além disso, novos fóruns foram construídos em Macaé e em Petrópolis.