Ultimas Notícias

Voltar

Documentário da Escola Judicial do TRT/RJ é selecionado para Festival de Cinema Amazônia DOC

Data de criação: 18/9/2020 09:34:00

Eu, um outroUma produção da Escola Judicial (EJ1) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) conquistou espaço nas telas do cinema: o filme “Eu, um outro: uma experiência na Justiça do Trabalho” foi incluído na sexta edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema - AMAZÔNIA DOC e será exibido nesta sexta-feira e no sábado (18 e 19/9). Para assistir ao documentário, basta acessar, em qualquer horário, a plataforma Amazonia Flix. O cadastro na plataforma é simples e gratuito. Acesse aqui o site do festival com a programação completa.

O filme é fruto do projeto “Vivendo o trabalho subalterno”, em que juízes e desembargadores da Justiça Trabalhista passaram um dia ocupando postos de trabalho em posição subordinada, como garis, faxineiros, copeiros, cobradores de ônibus e operadores de caixa, entre outros. Essa experiência produziu relatos e reflexões por parte dos magistrados, que, além do documentário, também deram origem a um livro.

Dosando momentos de emoção, reflexão e até de humor, o documentário tem duração de 1h09 e reúne depoimentos de diversos participantes do projeto, como o agora ministro do Tribunal Superior do Trabalho Evandro Pereira Valadão Lopes, a desembargadora do TRT/RJ Giselle Bondim Lopes Ribeiro e a juíza do trabalho Amanda Diniz Silveira, que trabalharam como gari, auxiliar de limpeza e copeira, respectivamente. A produção também conta com a participação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto e do psicólogo Fernando Braga da Costa, autor do livro “Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social”, que inspirou o projeto “Vivendo o trabalho subalterno”.

Debate no dia 22/9

Além da exibição do documentário, o Festival também vai realizar um debate (web encontro), no dia 22/9, às 19h, com a participação dos cineastas e produtores dos longas-metragem selecionados. Para falar sobre “Eu, um outro: uma experiência na Justiça do Trabalho”, participarão a diretora do filme, Maiara Líbano, e o juiz do TRT/RJ Roberto Fragale, que é um dos produtores do longa e também aparece em cena vivendo um dia como gari. O debate pode ser acompanhado pelo canal do YouTube AMAZÔNIA DOC.

Festival Pan-Amazônico de Cinema

O Festival Pan-Amazônico de Cinema – AMAZÔNIA DOC tem como foco a produção audiovisual de cinema documentário e ficção dos nove países que compõem a  Amazônia. É um espaço de formação, difusão e de reflexão do cinema produzido na região. Ao longo de suas últimas cinco edições, acumulou um acervo de mais de 800 filmes.

A programação do festival AMAZÔNIA DOC é composta pela exibição dos filmes selecionados pelos curadores em mostras competitivas distintas, painéis, masterclass e oficinas, além dos bate-papos com diretores e membros da produção que ocorrem logo após as sessões dos filmes exibidos. 

Para acesso direto à plataforma Amazônia Flix, clique aqui.

 

assinatura_AIC