Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

ESCOLA JUDICIAL CONVIDA PARA PAINEL DE DEBATES SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

escola judicial trt1/rj
Data de criação: 06/8/2019 09:00:00

No dia 23/8, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJ1 - TRT/RJ) promove o painel de debates Inteligência Artificial na Justiça do Trabalho. Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento será realizado das 9h às 13h no prédio-sede do Tribunal (entrada pela Rua da Imprensa s/nº, 9º andar, sala 4 - Centro). As inscrições podem ser feitas até dia 12/8, clicando aqui.

O objetivo é refletir sobre a inteligência artificial na administração da Justiça do Trabalho, abordando suas potencialidades e seus limites éticos. O tratamento de diversas questões imbricadas nesse campo tais como transparência, confiabilidade em sistemas e proteção de dados  possibilita definir alguns dos elementos necessários à construção de uma abordagem jurídica crítica do emprego da inteligência artificial no contencioso judicial.

A demanda por esse debate surgiu a partir dos estudos do grupo de pesquisa de Tecnologia e Inovação Judicial da EJ1, identificando que a inteligência artificial já vem sendo utilizada no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e em projeto-piloto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – o Laboratório de Inovação para o PJe (Inova PJe), instituído pela Portaria CNJ nº 25/2019.

O painel tem presença confirmada de Bráulio Gusmão, juíz auxiliar do CNJ e responsável pelo projeto de inteligência artificial Inova PJE, Gustavo Cerqueira, doutor em direito pela Université de Strasbourg, Juliano Barra, doutor pela Université Paris 1- Panthéon Sorbonne e especialista em direito social, e Thibault de Ravel d’Esclapon, professor na Université de Strasbourg e referência sobre o tema da inteligência artificial associado ao Poder Judiciário na França. O formato será de talkshow com tradução simultânea do francês.

Assinatura AIC