Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

EXPOSIÇÃO “UM MUNDO SEM TRABALHO INFANTIL” CHEGA AO RIO DE JANEIRO, COM LANÇAMENTO EM 6/8, ÀS 11H

Arte de divulgação da exposição. Barra superior mostra três fotos de crianças em situação de trabalho infantil. Abaixo, em fundo verde, o seguinte texto:
Data de criação: 02/8/2019 11:17:00

Nas ruas, no campo, em carvoarias e até mesmo no ambiente doméstico. São várias as formas de exploração do trabalho infantil ainda existentes no Brasil. Crianças e adolescentes até 17 anos vivem sob condições insalubres e têm seus futuros violentados ao serem submetidos a jornadas exaustivas de trabalho. A fim de expor essa realidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) inaugura na terça-feira (6/8), às 11h, a exposição itinerante “Um Mundo sem Trabalho Infantil”, na estação Central do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro.

Com visitação livre, a exposição é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, em parceria com o Centro Cultural do TRT/RJ e a SuperVia, empresa que opera o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo da mostra – instalada em local de intenso movimento da cidade – é conscientizar a sociedade sobre um problema ainda latente e provocar a reivindicação dos direitos dessas crianças e adolescentes, com a finalidade de exterminar o trabalho infantil no país.

No final do mês de julho, a Assembleia Geral das Nações Unidas, principal órgão deliberativo da ONU, uma resolução declarando 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil e pediu que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) assuma a liderança em sua implementação. Dados da OIT indicam que, em 2016, 152 milhões de crianças com idades entre 5 e 17 anos estavam envolvidas em trabalho infantil e quase metade delas, 73 milhões, em trabalho infantil perigoso.

A exposição, composta por 18 banners explicativos sobre as diversas faces do trabalho infantil, já foi exibida nos estados do Maranhão, Ceará, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Rondônia, Goiás e Espírito Santo, entre outros. O projeto original da exposição, que começou a ser exibida em diversos estados em 2016, integra as ações de erradicação do trabalho infantil promovidas pela Justiça do Trabalho, sendo fruto de parceria entre a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e a Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho.

Na estação Central do Brasil, ela fica em cartaz até o dia 21/8.

JUSTIÇA DO TRABALHO CONTRA O TRABALHO INFANTIL

Em 11 de novembro de 2013, por meio do Ato nº 419/CSJT, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho instituiu o Programa de Combate ao Trabalho Infantil no âmbito da Justiça do Trabalho - hoje denominado Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Seu objetivo, em resumo, é desenvolver, em caráter permanente, ações voltadas para a conscientização sobre o tema, erradicação do trabalho precoce, bem como para a adequada profissionalização do adolescente. No âmbito do TRT/RJ, atuam como gestores regionais do Programa o desembargador José Luis Campos Xavier e a juíza do trabalho Adriana Leandro de Sousa Freitas.

A Organizaçao Internacional do Trabalho (OIT) define trabalho infantil como "tudo aquilo que priva crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade, e que é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental". A Constituição da República do Brasil veda o trabalho antes dos 16 anos, excetuando a condição de aprendiz, a partir de 14.

SERVIÇO

Lançamento da Exposição “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”

Dia: 6/8/2019, às 11h

Local: Estação Central do Brasil (Praça Cristiano Ottoni, s/nº, Centro, Rio de Janeiro, RJ)

Período da exposição: de 6 a 21/8/19

Horário de visitação: o mesmo de funcionamento da estação Central do Brasil

Dias úteis: das 4h30 às 23h
Sábados: das 4h45 às 21h10
Domingos e feriados: das 5h45 às 20h35

ASSINATURA AIC