Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

GUARDA MUNICIPAL MINISTRA CURSO DE IMOBILIZAÇÃO TÁTICA PARA EQUIPE DE SEGURANÇA DO TRT/RJ

Equipe do curso de imobilização tática da GM-Rio
Data de criação: 21/10/2019 16:56:00

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) iniciou nesta segunda-feira, 21/10, curso de imobilização tática para 18 integrantes da equipe de segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). A primeira aula ocorreu no auditório da Academia de Ensino da GM-Rio e contou com a presença do presidente do Regional fluminese, desembargador José da Fonseca Martins Junior, e da comandante da GM-Rio, inspetora regional Tatiana Mendes.

Após o momento de ambientação, os alunos iniciaram as aulas práticas. O curso de imobilização tática tem duração de dois dias e é de caráter operacional e dinâmico. Durante as aulas, são passadas técnicas de algemamento e conduções em diversos cenários e situações, como no caso de ambiente com grande aglomeração de pessoas.

O objetivo é proporcionar aos agentes aprimoramento de técnicas que visam promover a segurança de todos os envolvidos em ocorrências do tipo, tanto dos operadores de segurança, quanto de suspeitos e vítimas, e evitar o emprego de equipamentos de menor potencial ofensivo, como as pistolas de eletrochoque.

A capacitação faz parte do termo de cooperação técnica celebrado entre as duas instituições em 2018, sem transferência de recursos orçamentários e sem ônus para ambos os órgãos. Previsto para durar 60 meses, o acordo prevê o intercâmbio de informações e a realização de cursos de especialização e de aperfeiçoamento profissional de interesse comum.

Sob a responsabilidade da Coordenadoria de Apoio Externo e Institucional do TRT/RJ (Caei), o convênio permite, por exemplo, que a GM-Rio tenha acesso aos dados de segurança do Sistema de Inteligência Módulo Ocorrências de Segurança (Simos) – aplicação web desenvolvida pelo Tribunal para auxiliar os oficias de justiça a registrar e obter informações sobre as condições de segurança dos locais onde realizam suas diligências. Já por parte do Tribunal, possibilita que servidores que atuam como agentes de segurança se beneficiem de capacitações sobre segurança institucional e defesa pessoal oferecidas pela Guarda Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.
 

assinatura_AIC