Ultimas Notícias

Voltar

PALESTRA SOBRE CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO SUSTENTÁVEL ABRE SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO TRT/RJ

ambientalista Fabio Feldmann falando para o público com o microfone na mão durante sua palestra no trt/rj
Data de criação: 03/6/2019 15:31:00

A Semana do Meio Ambiente 2019 do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) começou na manhã desta segunda-feira (3/6), com a realização da palestra "Como construir um futuro sustentável", com o ambientalista Fabio Feldmann. Fundador da Fundação SOS Mata Atlântica, o especialista fez um histórico sobre as questões ligadas à proteção do meio ambiente no Brasil.

Em sua fala, Fabio Feldmann se mostrou otimista sobre o assunto "sustentabilidade". Para ele, os temas ligados ao meio ambiente melhoraram muito a conscientização das pessoas desde a década de 70 e, atualmente, essas questões são muito mais difundidas. “O mundo tem debatido ideias que há 30 anos não existiam”, observou o palestrante. Ele também abordou outros assuntos como o crescimento econômico se contrapondo à proteção do meio ambiente; a falta de capacidade do planeta para suportar tanta poluição; o buraco da camada de ozônio já atribuído a substâncias inventadas pelo homem; o conceito de desenvolvimento sustentável; o aquecimento global; e as mudanças climáticas como o grande desafio da humanidade. Fabio Feldmann destacou que o Brasil foi um dos primeiros países a constitucionalizar a proteção aos animais. 

SOBRE O PALESTRANTE

Fabio Feldmann é ex-deputado federal, fundador e ex-presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, do Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente e da Fundação Onda Azul. Autor de leis que abrangem temas como educação ambiental, resíduos sólidos, pilhas, baterias, energia nuclear, impacto ambiental, entre outras. Em 2000, foi consultor especial sobre mudanças climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, em 2001, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

SOBRE A DATA

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. É comemorado em 5 de junho justamente para coincidir com a data da realização dessa conferência. 

A semana em comemoração a essa data é promovida anualmente pelo TRT/RJ e organizada pela Coordenadoria de Disseminação da Segurança no Trabalho e Responsabilidade Socioambiental (CDIS). As atividades da Semana do Meio Ambiente 2019 vão até o dia 9/6. 

Simbolizando a data, o Fórum da Lavradio recebe uma iluminação especial na cor verde. 

Assinatura AIC