Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

PRESIDENTE DO TRT/RJ RECEBE MEDALHA PEDRO ERNESTO

medalha
Data de criação: 05/8/2019 15:36:00

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (5/8), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Centro da cidade), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), desembargador José da Fonseca Martins Junior, foi agraciado com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto. Criada em 20 de outubro de 1980, a medalha é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o vereador Jorge Felippe (veja mais fotos do evento em álbum do Flickr *).

Partiu do vereador Felipe Michel a indicação da homenagem ao presidente do Regional fluminense, em razão da sua trajetória profissional dedicada à Justiça do Trabalho por quatro décadas: ele advogou na área por 10 anos, foi membro do Ministério Público do Trabalho (MPT) por 12 anos e está há 19 anos no TRT/RJ, onde ingressou em 1999 pelo quinto constitucional (em vaga destinada ao MPT). Na solenidade, o vereador relatou que, em conversa com o desembargador, ficou bastante entusiasmado com uma das diretrizes da sua administração: criar um ambiente mais saudável para o corpo funcional. “Num momento em que vemos muitos afastamentos de empregados por causa da depressão, sem dúvida é algo que precisamos destacar”, assinalou o vereador.  

A postura democrática do presidente do TRT/RJ – de ouvir magistrados, servidores, advogados e procuradores na tomada de decisões  foi ressaltada pelos que discursaram na cerimônia. “Sem dúvida, temos aqui um presidente aberto ao diálogo”, atestou o juiz do Trabalho Ronaldo Callado, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1). Representando a Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), a juíza do Trabalho Claudia Márcia Soares observou que, assim como Pedro Ernesto o prefeito que deu nome à medalha , o presidente do TRT/RJ é um visionário e um gestor extremamente qualificado.

O presidente da seção Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), Luciano Bandeira, destacou a capacidade do desembargador de buscar solucionar questões afetas à Justiça do Trabalho por meio de um canal de diálogo aberto com a advocacia. “Temos à frente da administração do TRT/RJ um homem voltado à atividade-fim da Justiça do Trabalho”, disse ele. Essa ponte com a advocacia também recebeu elogios da presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cássia Cortez, que lembrou ainda a carreira bem-sucedida trilhada pelo pai do presidente, o advogado José da Fonseca Martins.  

A corregedora do TRT/RJ, desembargadora Mery Bucker Caminha, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), Fabio Goulart Villela, também integraram a mesa diretora da solenidade. “Nesse momento de ataques à Justiça do Trabalho, precisamos valorizar os cidadãos com espírito de combate no campo das ideias, como o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região”, observou o chefe do MPT-RJ. A corregedora Mery Bucker resumiu a entrega da medalha com uma frase: “Trata-se de uma justa, merecida e oportuna homenagem”.

O desembargador José da Fonseca Martins Junior assumiu a Presidência do TRT/RJ em janeiro deste ano e ficará no cargo até o início de 2021.

*Fotos de Eduardo Barreto (da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro) e da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRT/RJ

 

Assinatura AIC