Últimas Notícias

Voltar

TRT/RJ adere pela nona vez à campanha Outubro Rosa

Data de criação: 21/10/2021 08:00:00

Pela nona vez, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) adere à campanha Outubro Rosa, ação mundial que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o combate ao câncer de mama. A doença é o segundo tipo de câncer de maior frequência no mundo, o mais comum entre as mulheres e responde por cerca de 20% dos casos novos a cada ano.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances há de cura. É raro antes dos 35 anos, mas sua incidência cresce progressivamente após os 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são estimados 66.280 novos casos para 2021. Por isso, é fundamental que as mulheres, especialmente a partir dos 40 anos, estejam atentas aos sintomas e realizem os exames necessários periodicamente.

Uma postura atenta em relação à saúde da mama é fundamental para detecção precoce da doença, principalmente, nesse momento, quando o rastreamento e o tratamento foram prejudicados devido à pandemia de Covid-19.

Sinais e sintomas do câncer de mama:

O principal sintoma é um nódulo fixo, geralmente indolor (estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher);

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

Alterações no mamilo e saída de líquido anormal das mamas.

Atenção: A descoberta dessas alterações devem ser investigadas com urgência por um médico.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) reforça que o acompanhamento médico e a realização da mamografia anual para mulheres acima de 40 anos são medidas fundamentais para a prevenção da doença. Estudos revelam que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividades físicas, aumentam os riscos de câncer de mama e ainda prejudicam a recuperação de quem está em tratamento.

Orientações

Pesando nisso, a Divisão de Promoção de Saúde do TRT/RJ (Dpros) preparou orientações sobre a importância da prevenção ao câncer de mama para a redução dos índices de mortalidade relacionados à doença.

Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana;
Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.
 

assinatura acc