Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

TRT/RJ E CEF REÚNEM-SE PARA ACOMPANHAR O LANÇAMENTO NACIONAL DO ALVARÁ ELETRÔNICO

Data de criação: 07/8/2019 14:56:00

apresentacaoO presidente e a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), desembargadores José da Fonseca Martins Junior e Mery Bucker Caminha, e servidores da 1ª Região participaram, na manhã desta quarta-feira (7/8), de uma reunião promovida pela Caixa Econômica Federal (CEF), para acompanhar ao vivo o lançamento do Módulo de Integração do Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) com Instituições Financeiras (Módulo SIF-Caixa). A cerimônia de lançamento nacional foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Pernambuco), que transmitiu o evento. O vídeo do lançamento está disponível no YouTube.

O projeto foi desenvolvido sob a Coordenação Nacional do PJe e contou com a colaboração dos técnicos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST) e apoio integral do TRT da 6ª Região, que gerenciou os trabalhos. Com o subsistema do PJe, será permitido que a vara do trabalho tenha acesso aos dados das contas judiciais vinculadas aos seus processos. Ele também tornará mais fácil e segura a emissão de alvarás judiciais para a CEF, reduzindo o risco de fraudes e permitindo maior agilidade na execução trabalhista. Segundo informações do TRT da 6ª Região, o novo módulo funcionará nacionalmente e poderá ser habilitado por qualquer vara trabalhista a partir de 19 de agosto, data de conclusão do cronograma de implantação da versão 2.4 do PJe em todo o país.

O lançamento oficial contou com a presença do presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira. “Estamos celebrando um avanço na modernização da Justiça do Trabalho e, portanto, modernização da Justiça”, disse ele.

O presidente do TRT/RJ também ficou entusiasmado com a empreitada. “Essa integração da Justiça do Trabalho com a Caixa Econômica Federal é uma parceria antiga. A implantação do alvará eletrônico é mais um avanço para imprimir mais efetividade à jurisdição”, concluiu o desembargador.

CEF e TRT/RJ reunidos
Representantes do TRT/RJ e da CEF reunidos

FUNCIONALIDADES

O subsistema permite a emissão de guias de depósitos judiciais e de alvará de levantamento de valores de forma eletrônica, direto do próprio PJe. Por meio do novo agrupador de dados financeiros, é possível verificar a existência de saldo na conta vinculada ao processo na Caixa Econômica Federal. Assim, o magistrado pode emitir alvarás eletrônicos diretamente à CEF.

Também há a possibilidade de a vara do trabalho emitir, pesquisar ou cancelar alvará de liberação de valores; gerar boletos online e receber notificações do banco sobre todos os pagamentos efetuados nos processos. Essas funcionalidades deixam o processo mais rápido, prático e seguro, o que beneficia magistrados, servidores e, em especial, jurisdicionados.

Com informações do site do CSJT 

assinatura AIC