Últimas Notícias

Voltar

TRT/RJ inaugura novo prédio no Centro do Rio

darcy vargas carrsossel
Data de criação: 12/1/2021 15:54:00

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), desembargador José da Fonseca Martins Junior, inaugurou, na tarde desta terça-feira (12/1), um novo espaço que será utilizado pela Justiça do Trabalho da Primeira Região, com o término de uma ampla reforma, que levou 18 meses, realizada no edifício Darcy Vargas, localizado no Centro do Rio de Janeiro (Avenida General Justo, nº 275).

O presidente destacou a importância da concretização dessa empreitada. “Esse projeto começou na gestão do desembargador Fernando Zorzenon (presidente da administração do biênio 2017-2019) e acredito que podemos fazer uma boa destinação do prédio para determinados segmentos do Tribunal”, disse ele na solenidade, que contou com a presença do vice-presidente, desembargador Cesar Marques Carvalho, e da desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, que assume a Presidência do Regional fluminense no fim de janeiro.  

Sobre a reforma

No período de fevereiro de 2019 a agosto de 2020, foi realizada a reforma do bloco B e de toda a fachada externa do edifício. De acordo com o diretor-geral do TRT/RJ, Luis Felipe Carrapatoso, o prédio estava muito deteriorado, sem condições de habitabilidade normal. O espaço foi totalmente modernizado, com substituição de todos os revestimentos e instalações técnicas, inclusive de ar-condicionado e elevadores. O edifício recebeu uma subestação nova, com aumento da capacidade de energia elétrica, e o Bloco B foi provido de Sistema de Detecção e Combate a Incêndio, com sprinklers.

darcy vargas
Um dos espaços do edifício Darcy Vargas, antes e depois da reforma

No momento, estão em andamento projetos de leiaute para ocupação do bloco reformado. No edifício, ficarão alocados setores do TRT/RJ e de apoio às suas atividades, entre os quais a guarda municipal, a unidade de inteligência, o almoxarifado e a Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs). Ainda não há previsão de data para a reforma do bloco A.
 

Sobre o Edifício Darcy Vargas

Em junho de 2017, foi oficializada a entrega dos blocos A e B do edifício Darcy Vargas do Patrimônio da União ao TRT/RJ, que englobam uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados. Inicialmente, o imóvel seria destinado ao uso da extinta Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE-RJ), devido à saída do órgão do prédio-sede (Av. Presidente Antonio Carlos, 251, Centro). No entanto, diante da desistência da Secretaria do Trabalho de ocupar o edifício da Avenida General Justo, o TRT/RJ pleiteou esse direito. O trâmite foi formalizado junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
 

assinatura AIC