Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

TRT/RJ INAUGURA O PRIMEIRO CEJUSC-REGIONAL, EM PETRÓPOLIS

inauguração do Cejusc regional
Data de criação: 28/10/2019 17:36:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) ganhou, na manhã desta segunda-feira (28/10), o primeiro Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas Regional (Cejusc-Regional), no município de Petrópolis (região Serrana do Rio de Janeiro). No espaço, localizado no térreo do fórum que abriga as duas unidades da cidade, serão realizadas sessões de mediação de processos que se encontram em fase inicial, encaminhados pelas 1ª e 2ª VTs de Petrópolis.

Na inauguração, o presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, reforçou que uma das metas da sua administração é a interiorização dos Cejuscs. “Acredito que o Cejusc, de certa forma, resgata a história da Justiça do Trabalho, que é uma história de conciliação. Esse é apenas um passo que vamos dar em todo o estado do Rio de Janeiro”, disse o magistrado. Ele lembrou que na última Semana Nacional da Conciliação Trabalhista (realizada de 27 a 31 de maio) a Primeira Região se destacou, obtendo o maior valor arrecadado - R$ 366,4 milhões.

A solenidade também contou com a presença do desembargador Cesar Marques Carvalho, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Ele destacou que uma das maiores conciliadoras do TRT/RJ é a juíza aposentada Leydir Kling. Moradora de Petrópolis, ela atuará como voluntária nesse primeiro Cejusc-Regional.  “Eu acho que nunca deixei a Justiça do Trabalho (a magistrada é coordenadora da festa de fim de ano dos terceirizados do Tribunal). Então, quando surgiu essa oportunidade de atuar no Cejusc, eu me capacitei e estou muito feliz com esse retorno”, disse ela na inauguração.

Todos os servidores das duas varas de trabalho de Petrópolis também foram capacitados para a mediação. O treinamento, essencialmente prático, foi ministrado pelo Cejusc-CAP (da capital), que dará todo o suporte à unidade – inclusive presencialmente –, em especial nas primeiras sessões. Elas serão realizadas semanalmente, com servidores e magistrados da comarca.

A solenidade contou com a presença da corregedora do TRT/RJ, desembargadora Mery Bucker Caminha, do juiz do Trabalho Múcio Borges, coordenador do Cejusc-CAP de primeiro grau, do Juiz Claudio José Montesso, diretor do Foro de Petrópolis, entre outros magistrados, servidores e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local.

 

assinatura_AIC