Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

ESPECIALISTAS DO CSJT VÊM AO RJ PARA TRABALHO CONJUNTO EM PROL DO PJe

Equipe de técnicos da STI e do CSJT
Data de criação: 02/8/2019 17:32:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) recebeu, nesta semana (de 31/7 a 2/8), a visita de três especialistas da área de Tecnologia da Informação (TI) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que estiveram no Regional para aprofundar o trabalho conjunto que já vem sendo realizado com a área de TI da 1ª Região desde o início do mês. O objetivo é solucionar os problemas que o Processo Judicial Eletrônico (PJe) vem apresentando após a implementação da versão 2.4.0, que ocorreu no dia 8/7. 

A presença dos servidores culminou com a implementação, na noite desta quinta-feira (1º/8), da versão 2.4.1 do PJe,  cujo objetivo é aprimorar o tempo de resposta da versão anterior, melhoria solicitada pelos usuários do sistema. Para averiguar a eficácia dos ajustes técnicos, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/RJ informa que será feito um monitoramento na próxima segunda-feira (2/8).

O coordenador técnico do PJe Christiano Guimarães Carvalho, que integra a equipe oriunda de Brasília, explicou um dos motivos da diferença de comportamento da nova versão nos três tribunais regionais (RJ, MG e BA) que a receberam como piloto: “Os tribunais da 1ª (RJ) e 3ª (MG) Regiões têm naturalmente uma quantidade maior de acessos devido ao número de usuários, além de um grande volume processual pelo grande porte. São fatores que pesam no desempenho e na aplicação de algumas funcionalidades. O CSJT disponibilizou dez versões beta de correção. A última foi a versão final, a 2.4.1. que será aplicada em todos os tribunais, trazendo correções e ajustes na infraestrutura para melhorar a experiência do usuário”, concluiu.

O diretor da STI, Paulo Martinez, explica que o TRT/RJ foi escolhido como piloto para implantação da versão 2.4.0 por ter sido um dos tribunais que mais contribuíram com novos módulos para testar a versão. "Fomos selecionados com o TRT/MG e o TRT/BA, mas, como temos o maior número de usuários e processos entre os três, sempre que é preciso alinhavar algum ponto, essa necessidade só vai aparecer quando se faz a ‘carga’ dos processos, ou seja, em sua utilização prática no dia a dia”, explicou.

No TRT/RJ, estão cadastrados no PJe, atualmente, cerca de 127 mil advogados e 1.300 procuradores do trabalho. Segundo a STI, tramitam no sistema da 1ª Região mais de 1,9 milhão de processos de primeiro e segundo graus. 

fotos dos servidores da área de TI
Equipe de especlalistas em TI  do TRT/RJ e do CSJT, à esquerda. À direita, o diretor da STI, Paulo Martinez, com a analista judiciária
da área de TI Marinéa Vianna

Assinatura da AIC